segunda-feira, 9 de março de 2015

Padre Teodoro Kokke e a Construção da Igreja Matriz



Por meados do ano de 1926 chegava à Belém, e de modo mais particular à Vila do Pinheiro, nossa atual Icoaraci, o revendo Padre Teodoro Kokke, de origem holandesa, pertencente à congregação dos Padres da Sagrada Família. Um valoroso sacerdote que procurara em tudo amar e servir a Deus e aos irmãos.
Padre Teodoro Kokke veio com a grande missão de acompanhar a recém criada Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria e também de prestar serviço à cura das almas, como era chamada a ação apostólica e missionária dos sacerdotes naquela época.
Através das cartas escritas por este sacerdote, temos uma imagem de como era a então Vila do Pinheiro, e como lhe agradou este lugar:
“De Belém recebi uma agradável impressão; o mesmo posso dizer do Pinheiro. Lugarzinho pequeno, humilde, mas agradável e bonitinho. É bastante ventilado. Tem diversas avenidas bonitas e sombreadas por arvores gigantescas que me fazem lembrar diversos lugares de minha terra” (Pinheiro, 21-11-1926).
Mas, não foi só o lugar que lhe agradou; os moradores desta freguesia também chamaram-lhe atenção por sua piedade, tanto que por ele temos conhecimento das edificações religiosas nesse período_ a igreja de São Sebastião e a igreja de São Raimundo Nonato:
“Gente boa e piedosa. Possui duas capelas: uma um pouco maior do que a do Rosário aí de Natal, é a paroquial, a outra um tanto menor. Nos domingos celebro a primeira missa no colégio das irmãs, as seis e quinze, a segunda, às oito horas, na igreja paroquial”
(Pinheiro, 21-11-1926).
As Igrejas a que Padre Teodoro se referia em 1926 ainda estão em pleno uso, inclusive a de São Sebastião que passou por reformas e melhorias e em dezembro de passado completou 116 anos; era tida como igreja paroquial por ser a maior, apesar de sua capacidade de 120 pessoas; já a de São Raimundo Nonato, a mais antiga edificação em uso em Icoaraci, é menor e perdeu, ao longo dos anos pelas várias finalidades que lhe deram, as características originais; hoje serve como capela mortuária da Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário