quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

IX Caminhada de Juventude

 
A juventude unida com um só proposito, o de louvar a mãe de Deus e evangelizar a todos moradores de Icoaraci e com esta proposta que ocorrerá a IX caminhada da juventude com o tema "Maria a mãe da evangelização" ira acontecer no dia 6 de dezembro de 2014 (domingo) as 15:00 hora a concentração será na Igreja de São Sebastião iniciando com a santa missa e logo apos os jovens sairam em caminhada.
Venha você também jovem participe deste momento de louvor, acompnhem abaixo o video feito por alguns jovens fazendo este convite para este grande evento da juventude.


Publicação by Cirio de Icoaraci.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

REFORMA DA IGREJA MATRIZ, UM PRESENTE PARA SEUS 80 ANOS



            Patrimônio, fé e amor são algumas expressões com as quais podemos descrever a nossa queria Igreja Matriz de São João batista e Nossa Senhora das Graças, que em Janeiro de 2015 completará seu jubileu de 80 anos de criação como paroquia, celebrando com alegria a Eucaristia e tantos outros momentos da vida cristã. Da construção deste templo, ainda hoje, contamos com alguns paroquianos que além de serem testemunhas oculares deste período, também trabalharam carregando pedras para a construção da igreja; tudo isso sobre o acurado zelo de Padre Teodoro Kokke, sacerdote da Congregação da Sagrada Família, e construtor desta obra em 1935, na então comunidade de São João de Pinheiros, depois cognominada de Icoaraci.
             
Nossa igreja Matriz, desde o mês de agosto de 2013 está passando por serias e importantes intervenções nas suas estruturas físicas e artísticas, e a execução desses trabalhos tem que ser realizados com a igreja fechada para o culto; e, em meio a estes acontecimentos ainda muitos paroquianos e também moradores que se perguntam: “Qual o motivo dessa grande reforma?” Ou “Por que deixar a igreja fechada por tanto tempo?” e também “para que tudo isso?”. Se pararmos para pensar e observar, a nossa igreja possui uma bela arquitetura construída por nossos antepassados, sendo um grande presente de Deus para nós e que em seus 80 anos de existência, nunca houve uma grande reforma em suas estruturas, e sendo assim nossa casa de oração estava se deteriorando pela ação do tempo lentamente.
        
    A reforma veio com o intuito de revitalizar esta, que sem duvida, é uma das mais belas e importantes igrejas de Belém, lugar querido e familiar de todo o povo icoaraciense que nela, batizaram, casaram e viveram toda a vida sacramental de suas família. Por isso, cabe a nós paroquianos desta geração, a missão de unir as nossas forças e ajudar os nossos padres, assim como os antigos moradores da vila Pinheiro fizeram para a construção desta igreja, temos que ter a consciência, de que sem a sua ajuda não conseguiremos empreender este grandioso trabalho, digno e merecedor para a nossa igreja Matriz. Sendo assim informe-se de como você ainda pode contribuir. Deus o
abençoe e renove seus corações, assim com esta renovando a sua igreja.


Escrito por: Elton Simas e Nayara Priscilla


Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

Dizimo







O dizimo é uma devolução regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja se mantem em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitíssimas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.

É pelo dizimo, que podemos viver as três virtudes mais importantes para todo o Cristão: a fé, a esperança e a caridade (amor), que nos levam para mais perto de Deus. O dizimo é um compromisso! Representa a nossa vontade de colaborar de verdade, com o projeto divino neste mundo. A palavra Dizimo significa “ decima parte”, a sua origem esta nos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com seu trabalho.
A Igreja não exige a doação de 10% de tudo o que você ganha, porém para ser considerado Dizimo e preciso que seja realmente um percentual, ou como diz São Paulo: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria. Poderoso é Deus para cumular-vos com toda espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.” (2 Cor. 9, 7-8).

É importante entender que o Dizimo não é esmola dada a Deus que jamais nos priva da nossa liberdade, e merece de nossa parte a devolução feita com alegria. O dizimo é diferente da oferta, estas são doações espontâneas com as quais os o fiel também pode e deve participar da vida na comunidade, mas nesse caso não exige regularidade, como no caso do dizimo. A sua oferta pode e deve ser doada na hora do ofertório, durante as Missas, ou fazer o deposito nas caixas de coleta, na secretaria da paroquia. Já o Dizimo é seu compromisso mensal com Deus que lhe ama e lhe concede tudo!



Escrito por: Patrícia Tavares



Gostou do artigo? Deixe o seu comentário

Palavra de Sacerdote! – Padre Agostinho Cruz




Relembrando as alegrias do Senhor e de sua Mãe, a Virgem Maria, chegamos neste tempo de caminhada de Igreja com gratidão oferecendo a Deus os préstimos de nossos trabalhos. O mês de novembro chega carregado de significados, mas também cheio de alegrias e esperanças por causa do Círio de nossa excelsa soberana padroeira Nossa senhora das Graças. Deus permite celebrarmos essa grande festa como coroamento de todos os esforços empreendidos nos mais variados apostolados presentes em nossa paróquia.

Bendito seja Deus para sempre e por nos conceder tamanhas graças!  Este é um momento de graça para nós e para tudo que realizamos com o amor em favor de nossa Igreja, sendo assim, coloquemo-nos aos pés dessa bela e bondosa Senhora, que estende seus braços e abre suas mãos derramando copiosas bênçãos sobre seus filhos que lhe acorrem com amor e devoção. Por isso, convido-o agora a rezar essa oração, confiando-nos à segura e eficaz proteção de Nossa senhora:

“À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mais livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém”.

Deus os abençoe em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo!



“Eu mesma estarei convosco...” - Círio de Nossa Senhora das Graças 2014



 
Foto: Marcos Galhardo

“Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças”; essas são Palavras de Nossa Senhora das Graças dirigidas à jovem religiosa Catarina Labouré, e são com essas palavras que queremos iniciar nossa conversar sobre a Virgem Maria, sobre sua aparição, sua mensagem, a fé que despertou e continua a despertar até hoje nos corações dos fiéis.


Em Paris no ano de 1830, mas precisamente no Convento das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, hoje conhecidas como irmãs vicentinas, a jovem irmã Catarina Labouré afirmou que a virgem lhe apareceu como uma figura cercada de luz, com um pé sobre o globo branco e o outro pisando na cabeça de uma serpente com manchas amarelas; nas mãos, disse Catarina: “a Virgem levava um globo dourado que representava o mundo” imagens fortemente relacionadas com o que se lê no livro de Apocalipse: “Um sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua sobre os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas...” (Ap. 12, 1).


Enquanto a contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse: “este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são símbolo das graças que derramo sobre as pessoas e que me pedem. Os raios mais espessos correspondem as graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem as graças que as pessoas não se lembram de pedir.


 
 Foto: Marcos Galhardo

Vejam quantas graças Nossa Senhora derramou no coração da jovem freira e que continuar derramando também em nossos corações, portanto não desperdicemos os favores de Deus que passam pelas mãos de Maria.



 

 Escrito por: Carlos Eduardo Cruz e Ediléia Cruz





Gostou do artigo? Deixe o seu comentário !